sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Luciano Cartaxo anuncia novos secretários e convoca 1ª Reunião de Trabalho para dia 30


João Pessoa, 28/12/2012


O prefeito diplomado de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) anunciou nesta sexta-feira (28) os secretários que vão compor o governo municipal. Ele aproveitou também para convocar a primeira reunião de trabalho da equipe para o próximo domingo (30). Luciano Cartaxo disse que está muito confiante no trabalho que os secretários vão desenvolver à frente da Prefeitura Municipal de João Pessoa. “Montamos uma equipe experiente e disposta para o trabalho e eu serei o primeiro a dar exemplo no sentido de impor um ritmo forte de trabalho para fazer o melhor por João Pessoa”, comentou Luciano Cartaxo.

Entre os secretários  foram anunciados os nomes do engenheiro Alessandro da Cunha Diniz que vai comandar a secretaria Adjunta do Planejamento. O advogado e bacharel em Ciências Contábeis, Adenilson de Oliveira Ferreira, vai assumir a Secretaria Adjunta da Receita.  O  advogado Assis Freire responderá pela secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O adjunto da Sedurb será o advogado José de Paiva Gadelha Neto e o  adjunto da Habitação Social será o advogado José Marques da Silva Mariz.  A coordenação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será de Rui Cézar de Vasconcelos Leitão.

Luciano Cartaxo também anunciou a enfermeira Bárbara Maria Soares Pereira Wanderley como Secretaria Adjunta da Saúde e a pedagoga Edilma Ferreira da Costa como Adjunta da Secretaria de Educação e Cultura. A Secretaria Adjunta da Administração será comandada pelo advogado Thiago Lucena e a de Gestão Governamental e Articulação Política fica sob a responsabilidade  do professor Josenilton dos Santos Feitosa.

A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) será administrada pelo servidor efetivo da Semob, Roberto Pinto. A psicóloga Adriana Gonçalves Urquiza de Sá foi anunciada como secretária Adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres. O adjunto do Trabalho, Produção e Renda será o economista Lucius Fabiani de Vasconcelos Sousa. Já a Ouvidoria ficará sob a responsabilidade do filósofo e gestor público Antônio Jácome Filho e o adjunto da Transparência será o jornalista e publicitário Ronald  Pereira Lins.

A Assessoria Militar da PMJP será comandada pelo Major da PM Alecssandro Araújo Medeiros e pelo Major da PM Edilson de Carvalho Galvão. 

PRIMEIRA REUNIÃO DE TRABALHO

Marcada para o dia 30 (domingo), a primeira reunião de trabalho entre o  prefeito diplomado, Luciano Cartaxo e sua equipe de secretários será realizada no Hotel  Imperial às 14h. Luciano Cartaxo comentou que os secretários têm um perfil técnico, responsabilidade e motivação para o trabalho.

De acordo com ele a primeira reunião de trabalho vai apresentar para a equipe as linhas mestras do plano de governo e sua metas. A reunião servirá também para estabelecer uma maior harmonia e entrosamento dos novos secretários. “Temos uma equipe disposta e motivada para o trabalho e vamos governar com diálogo com os servidores municipais e toda a sociedade”, finalizou Luciano Cartaxo. 

Veja o perfil dos novos secretários e secretárias anunciados por Luciano Cartaxo

Secretaria Adjunta do Planejamento -  Alessandro da Cunha Diniz é engenheiro civil e engenheiro de segurança, formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi prefeito Universitário da UFPB no período de 2009/2012.

Secretaria Adjunta da Receita -  Adenilson de Oliveira Ferreira – Formado em Ciências Contábeis e em Direito. Tem experiência como Agente Fiscal de Tributos Municipais e diretor geral de Administração Tributária junto à Prefeitura Municipal. Também participou da 7ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército Brasileiro, no Controle Interno. E foi coordenador geral do Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiro (PNAFM), no período de 2010 a 2012.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Assis Freire é advogado. Já exerceu cargo de diretor da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Foi secretário adjunto de Infraestrutura da PMJP, Diretor da PBTUR e da Fundação de Apoio Comunitário (FAC). Também foi diretor-presidente da FUNECP e da CODATA.

Secretaria Adjunta da Habitação Social - José Marques da Silva Mariz é advogado, com experiência junto a diversas prefeituras municipais da Paraíba. Foi coordenador  Adjunto das Finanças do IPEM- João Pessoa.  E sub-chefe de gabinete do governador.  Tem experiência como professor de Direito Administrativo do Centro de Ensino da Polícia Militar da Paraíba.

Secretaria Adjunta da Saúde – Bárbara Maria Soares Pereira Wanderley - É Enfermeira especialista em Política e Gestão do Cuidado na Saúde. Tem larga experiência na administração setorial estadual e municipal da saúde, já tendo assumido cargos em áreas como atenção básica à saúde, serviços de atenção especializados e serviços hospitalares. É a atual Diretora Geral do Hospital Santa Isabel.

Secretaria Adjunta da Educação - Edilma Ferreira da Costa é formada em Pedagogia na área de supervisão e orientação escolar pela UFPB. Tem especialização em Psicopedagogia . Professora de educação infantil durante oito anos, foi diretora do Centro de Referência da Educação Infantil Custódia Nóbrega. Atualmente exerce a função de Conselheira Tutelar Região Mangabeira.

Secretaria Adjunta da Administração – Thiago Lucena é graduado em Direito com pós-graduação (MBA) em Gestão Empresarial a concluir pela Fundação Getúlio Vargas. Administrador de empresas e atualmente é Secretário de Administração da Prefeitura de João Pessoa.

Coordenação do Programa de Aceleração do Crescimento – Rui Cézar de Vasconcelos  Leitão  foi duas vezes secretário adjunto de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia do Estado. Também foi Secretário de Administração  da Prefeitura de João Pessoa, Superintendente do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa.  Diretor Nacional de Benefícios do INSS (Brasília) e assessor Parlamentar do Ministério de Educação e Cultura.

Secretaria Adjunta da Transparência -  Ronald  Pereira Lins é graduação em Comunicação Social e graduado em Direito. Foi assessor especial da Casa Civil do Governador e assessor Técnica da Secretaria de Administração do Estado da Paraíba. Atualmente é secretário adjunto de Comunicação da PMJP.

Secretaria Adjunta do Trabalho, Produção e Renda - Lucius Fabiani de Vasconcelos Sousa, Bancário da Caixa Econômica Federal e Analista de Crédito Imobiliário, lotado na GIDUR-JP; Economista (UFPB-1994) e Contador (UNIPE-2002). É Pós-graduado em gestão pública e possui especialização em Previdência Pública e Privada. Atualmente é  Superintendente da EMLUR.

Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Urbano – José de Paiva Gadelha Neto -  Advogado, , especializado em ciências criminais, militante nas áreas criminal, cível, trabalhista e do consumidor. Exerceu por 4 anos (2007/2011) o cargo de chefe de gabinete parlamentar.

Secretaria Adjunta de Gestão Governamental e Articulação Institucional - Josenilton dos Santos Feitosa é servidor de carreira da Prefeitura Municipal de João Pessoa há 24 anos, tem licenciatura em História e especialização em História do Nordeste Contemporâneo pela Universidade Federal da Paraíba.  Dirigente do movimento sindical cutista e dos servidores públicos municipais da Paraíba. Já trabalhou em escolas, posto de saúde, mercado público. Atualmente é Secretário Estadual de Organização do PT.

Secretaria Adjunta das Mulheres - Adriana Gonsalves Urquiza de Sá – Psicóloga com especialização em Sexualidade Humana pela UFPB. Participou da Fundação do Núcleo de Mulheres em Situação de Violência na Maternidade Cândida Vargas, onde era Coordenadora do Setor de Psicologia.  Especialista em Educação Biocêntrica pelo Centro de Educação da UFPB; foi Coordenadora do Pró Jovem Trabalhador na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda de João Pessoa.

Ouvidoria Municipal – Antônio Jácome Filho – Filósofo com especialização em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAPE). Foi  assessor técnico da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). É atualmente secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa.

Secretaria Adjunta da Mobilidade Urbana - Roberto Pinto é servidor efetivo da Semob, atuando na área de mobilidade urbana no gerenciamento e controle de estacionamentos em vias públicas. Com formação na área das Ciências Contábeis, possui experiência em gestão administrativa/financeira, tendo atuado em comissões de licitação e pregão de órgãos do governo do Estado e da Prefeitura de João Pessoa, além de prestar consultoria em outros municípios.

Assessoria Militar – Major PM Alecsandro Araújo Medeiros e Major PM Edilson  de Carvalho Galvão -  O Major da Polícia Militar Alecsandro Araújo Medeiros é bacharel em Segurança Público pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, onde também realizou especialização em Segurança Pública.  Foi Comandante da 6ª Cia do 2º BPM sediada em Cuité, atual 9º BPM; Coordenador do Núcleo Seccional de Informática da Polícia Militar; Coordenador do Centro Integrado de Operações da Secretária da Segurança Pública (CIOP); Ajudante de Ordens do Vice-Governador do Estado;   Sub- Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar e Sub-Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Campina Grande.


Edilson de Carvalho Galvão é Major da Polícia Militar. Tem curso de especialização em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, onde realizou bacharelado em Segurança Pública.  Foi Sub- Comandante da 18ª Cia de Itabaiana do 4º BPM, hoje 8º BPM; Coordenador de Policiamento da unidade no 1º, 5º e 4º Batalhão de Polícia Militar; Chefe da P/3 no 4º Batalhão de Polícia Militar e  Comandante do 1º Pelotão da 17ª Companhia de Sapé do 4º BPM, hoje 3ª companhia; do 7º BPM, entre outras funções.  

Assessoria

UEPB DIVULGA RESULTADO DO VESTIBULAR 2013



João Pessoa, 28/12/2012
Como havia anunciado a Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Estadual da Paraíba divulgou na manhã desta sexta-feira, 28, o resultado do Vestibular 2013. A relação está no site da Comvest.
32.025 candidatos se inscreveram para o Vestibular e concorreram a 2.856 vagas distribuídas entre os 42 cursos de graduação da instituição de ensino superior do Estado. Para o Vestibular 2013, a UEPB disponibilizou 5.712 vagas, sendo que 50% desse total foi destinado para os candidatos melhores colocados no ENEN/SISU.
As matrículas dos aprovados para a primeira entrada serão realizadas no dia 14 de janeiro e a matrícula prévia dos classificados para a segunda entrada será no dia 15 de janeiro.
Confira a relação no seguinte link: comvest.uepb.edu.br/ 

LUCIANO DEVE ANUNCIAR A QUALQUER MOMENTO O RESTANTE DA EQUIPE


João Pessoa, 28/12/2012



O anuncio dos demais membros da equipe do Governo Luciano Cartaxo, deve acontecer nas próximas horas. Neste domingo 30/12, a partir das 14 horas, o futuro prefeito vai reunir toda a equipe para discutir propostas e encaminhar as ações dos 113 dias de governo.

Durante os últimos dias, o futuro Secretário chefe de gabinete, Zennedy Bezerra, passou o tempo convocando os futuros secretários e assessores para reunião extraordinária de trabalho em pleno domingo.

sábado, 22 de dezembro de 2012

EDUARDO CAMPOS GARANTE APOIO A REELEIÇÃO DE DILMA


João Pessoa, 22/12/2012

O Governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos confirmou que não se candidatará a presidência em 2014 e exaltou seu apoio à presidente Dilma Rousseff, informou a revista "Época" neste sábado (22)

Com os bons resultados obtidos pelo PSB nas eleições municipais de outubro e a ascensão de sua figura no cenário nacional, os rumores sobre sua eventual candidatura à presidência acabaram ganhando força em Brasília.

No entanto, o governador fez questão de descartar essa hipótese ao afirmar que esse "não é o momento de adesões baratas e nem de arrebatamentos de oposição oportunista". Nesta mesma entrevista, Campos declarou que "não há dúvidas" sobre seu apoio à candidatura de Dilma.
"Não há dúvida, não. Qual é a dúvida? Estamos na base de sustentação. Não tenho duas posições", respondeu Campos, que também descartou a possibilidade de apoiar um candidato do PSDB, mesmo sendo amigo de Aécio Neves.

CAPITAL POLÍTICO DOS PARTIDOS

Após eleição municipal, partidos dão a largada para escolha de candidatos em 2014.
"Quem defende a presidenta Dilma neste momento deseja cuidar em 2013 do Brasil. Quem pode cuidar do Brasil é Dilma. Nós temos de ajudá-la a ganhar 2013. Ganhando 2013, Dilma ganha 2014. Então a forma de ajudar Dilma é dizer: em 2014 todos nós vamos estar com Dilma. Claro. Por que não vamos estar com Dilma?", indagou o governador de Pernambuco.
Além de ressaltar que seu partido não tem nenhum programa contrário ao Governo e que não aprovou nenhuma decisão contra os planos da presidente, Campos voltou a negar que tenha o sonho de ser presidente na atualidade.
"Estou sereno, tranquilo. No dia em que eu quiser ser presidente, responderei a essa pergunta. Mas, hoje não", concluiu.

UOL

Geraldo Amorim revela as prioridades da recém criada Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania


João Pessoa, 22/12/2012

Escolhido para comandar a recém criada Secretaria Municipal de Segurnça Pública e Cidadania no governo do prefeito diplomado Luciano Cartaxo (PT), o vereador Geraldo Amorim que também é perito criminal da Polícia Federal revelou as prioridades que terá ao gerir a nova Pasta a partir do próximo ano.

"Essa secretaria basicamente vai trabalhar a prevenção, que é aí onde está a raiz da violência e esse é o principal objetivo da secretaria pois para repreensão temos muita gente, então vamos focar na prevenção" destacou.

Geraldo ainda declarou que será criado um centro de gestão da cidade de João Pessoa que segundo ele fará uma interlocução com as outras Pastas afim de trabalhar a violência na capital.

De acordo com o vereador, ele buscará uma complementação por parte da Secretaria de Segurança Pública estadual, entre outros órgãos.

"Como nós vamos trabalhar a prevenção necessitamos de parcerias, procuraremos o secretário de segurança e até no Ministério de Justiça eu já estive na semana passada a pedido de Luciano Cartaxo para ver o que teremos para o município e eles prometeram um centro de monitoramento, prometeram preparar os agentes que estão para assumir a guarda municipal, muitas coisas virão em forma de parceria" declarou.

Fonte: Thatiane Sonally 
           PB Agora

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA PARAÍBA DIVULGA EDITAL DE CONCURSO COM 110 VAGAS; SALÁRIOS DE ATÉ 11 MIL


João Pessoa, 22/12/2012
Image

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) divulgou no Diário Oficial deste sábado (22) dois editais para a realização do concurso público. Estão sendo oferecidas 110 vagas e os salários oferecidos variam de R$ 1.213,38 a R$ 11 mil.

O primeiro edital oferece 20 vagas de Consultor Legislativo e duas de Analista Legislativo, que é necessária a escolaridade de Ensino Superior Completo. A remuneração chega a R$ 2.022,27. Para o posto de Assessor Técnico Legislativo (Ensino Médio Completo) são 16 vagas e a remuneração é de R$ 1.449,30. O maior número de oportunidades é para Assistente Legislativo (Ensino Fundamental II Completo). São 71 postos disponíveis e o vencimento é de R$ 1.213,38.

A taxa de inscrição para os cargos do primeiro edital são as seguintes: Consultor Legislativo e Analista Legislativo: R$ 83,00, Assessor Técnico Legislativo: R$ 58,00 e Assistente Legislativo: R$ 45,00. O pagamento do valor da inscrição poderá ser efetuado em dinheiro, cheque do próprio candidato ou débito em conta corrente de bancos conveniados.

Para ocupar o cargo o candidato precisa ter mínima de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais; estar em dia com os deveres do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino; não registrar antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos; entre outros. O certame está sendo organizado pela Fundação Carlos Chagas. Há 37 anos a ALPB não realizava um concurso público.

O segundo edital é para o cargo de Procurador. A inscrição custa R$ 95,00 e a Assembleia Lesgislativa solicitará a presença de representante da OAB/PB na aplicação das provas. O candidato deve ter diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação de ensino Superior em Direito, fornecido por Instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e estar inscrito na OAB. Será disponibilizada apenas uma vaga e o subsídio é de R$ 11 mil.


Inscrições - As inscrições para o Concurso serão realizadas, exclusivamente pela Internet, no período de 7 de janeiro de 2013 a 6 de fevereiro 2013. A Fundação Carlos Chagas disponibilizará computadores para a inscrição de candidatos que não tiverem acesso à Internet em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br durante o período das inscrições e, por meio do link referente ao Concurso Público da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba.


Provas - Para todos os cargos, a prova objetiva, constará de questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas e será realizada no dia 7 de abril. Para os cargos de Consultor, Analista e Assessor Técnico Legislativo haverá prova de Redação. Para o cargo de Assistente Legislativo será necessária prova de digitação.


Atribuições básicas dos Cargos


CONSULTOR LEGISLATIVO: Prestar consultoria técnica à Mesa Diretora, às Comissões Técnicas e aos Deputados, no âmbito da Assembleia Legislativa, nas suas funções legislativa, parlamentar e fiscalizadora, consistindo na elaboração de estudos técnicos opinativos sobre matérias de interesse institucional da Casa, na preparação por solicitação, de minutas de proposições, de pronunciamentos e de relatórios e na prestação de esclarecimentos técnicos atinentes às funções constitucionais; elaborar programas que auxiliem os órgãos de administração da Casa; prestar assessoramento e acompanhamento de projetos junto à administração geral da Assembleia Legislativa; emitir relatórios e auxiliar as atividades atinentes ao Poder Legislativo, além de outras atribuições quando designado pela Mesa Diretora ou pelo Presidente da Assembleia;

ANALISTA LEGISLATIVO: Prestar assessoramento técnico à Mesa Diretora, às Comissões Técnicas e aos Deputados, no âmbito da Assembleia Legislativa, nas suas funções legislativa, parlamentar e fiscalizadora, consistindo na elaboração de estudos técnicos opinativos sobre matérias de interesse institucional da Casa, na preparação por solicitação, de minutas de proposições, de pronunciamentos e de relatórios e na prestação de esclarecimentos técnicos atinentes às funções constitucionais; elaborar programas que auxiliem os órgãos de administração da Casa; prestar assessoramento e acompanhamento de projetos junto à administração geral da Assembleia Legislativa; emitir relatórios e auxiliar as atividades atinentes ao Poder Legislativo, além de outras atribuições quando designado pela Mesa Diretora ou pelo Presidente da Assembleia; prestar atendimento e procedimentos clínicos de interesse da Assembleia Legislativa; elaborar laudos, perícias, atestados e relatórios afetos a sua área; orientar, coordenar e executar atividades na área de saúde; identificar e tratar problemas psíquicos e outros dentro de sua especialidade;

ASSESSOR TÉCNICO LEGISLATIVO: Assessorar, supervisionar e realizar inventários de cunho legislativo; proceder a execução e controle de atividades de serviços de diagramação, impressão e de informática; orientar atividades em geral, dentro de sua especialidade; acompanhar a tramitação de processos legislativos; executar atividades e tarefas diversas atinentes à administração da Casa; executar trabalhos administrativos rotineiros, escrituras, fichas, redação de informações sumárias e correspondências, bem como quaisquer outros trabalhos relacionados com a Assembleia, seja em auxílio aos Deputados, seja por determinação do Presidente;

ASSISTENTE LEGISLATIVO: Auxiliar os diversos setores da Casa, em atividades de apoio, administrativas e complementares, colaborando com todos os órgãos da Assembleia Legislativa, onde couber sua especialidade de conhecimento e capacidade; desenvolver ações e cumprir determinações emanadas da administração superior.


CARGO DE PROCURADOR: Representar judicial e extrajudicialmente a Assembleia Legislativa, no que lhe couber; exercer funções de consultoria e assessoramento jurídico à Mesa Diretora e aos gabinetes dos Deputados; defender o ato ou texto impugnado e processado junto ao Poder Judiciário; representar judicialmente as comissões parlamentares de inquérito, instituídas pela Assembleia Legislativa, assim como as comissões permanentes e temporárias previstas no Regimento Interno; acompanhar a realização de processos administrativos disciplinares e sindicância dos funcionários do Poder Legislativo; elaborar minutas de contratos, convênios e outros instrumentos jurídicos nos quais a Assembleia Legislativa seja parte; emitir pareceres em processos sobre matéria jurídica de direitos dos servidores da Assembleia Legislativa; opinar e realizar parecer jurídico, quando solicitado pela Comissão de Constituição e Justiça, bem como pelas outras comissões permanentes, temporárias e especiais; elaborar projetos de lei, resoluções e exposições de motivo; desempenhar outras atribuições de caráter jurídico que lhe forem expressamente atribuídas pela Mesa Diretora.

Fonte: ALPB

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

RICARDO MARCELO NEGA GOLPE E GOVERNO CORTA COMBUSTÍVEL DA ALPB


João Pessoa 21/12/2012

A crise instalada entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo na Paraíba ganhou mais dois capítulos na noite de ontem. Depois que os deputados do PEN divulgaram documento entregando todos os cargos que tem no Estado por conta da demissão de alguns aliados mais cedo, o governo mandou suspender o fornecimento de combustível dos deputados.

O presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), negou peremptoriamente que haja na mudança do Regimento qualquer intenção de golpe no governador, como vem sendo alardeado por aliados e pelo próprio chefe do Executivo.

“Tudo que foi feito, tudo que foi ratificado está baseado na Constituição Federal e Estadual. As pessoas tem o direito de espernear, agora só não pode acreditar nas pessoas que não entendem de lei e de regimento. É importante que as pessoas leiam o regimento, comparem com as duas constituições e vejam que não existe essas mudanças e não tem nada para prejudicar ninguém”, declarou o presidente.

Sobre o corte do combustível, Ricardo Marcelo confirmou a informação, mas evitou polemizar sobre o assunto. “Não estamos levando isso em consideração, não nos afeta de forma nenhuma e vamos trabalhar tranquilos, sem problemas, não temos arestas com ninguém, somos um Poder livre e independente, mas respeitados todos os Poderes e admiramos aqueles que tem competência de administrar os seus Poderes. Nós queremos é trabalhar, queremos fazer com que a Paraíba cresça. A Paraíba está muito pobre e atrasada, precisamos crescer e as picuinhas deixa pra lá”.

O presidente Ricardo Marcelo concedeu entrevista durante a confraternização da Assmebleia com jornalista. Confira a entrevista completa feita no progrma Rádio Verdade da Arapuan FM.

Fonte: Marcos Wéric
          WSCOM Online

PRESIDENTE DO PSB PEDE A EXPULSÃO DE SOCIALISTAS QUE VOTARAM EM CARTAXO



João Pessoa 21/12/2012


O presidente do PSB, Edvaldo Rosas deve colocar à degola a cabeça de mais de 40 filiados. Entre os pedidos de expulsão estão os nomes do vereador reeleito Bira e da secretária de saúde de João Pessoa, Roseana Meira.

O presidente alega que todos devem estar coesos e trabalhando em sintonia com a ideologia do partido, caso contrário não faz sentido o filiado estar lá.

“A filiação ao nosso partido é livre e democrática. A partir do momento que os partidários deixam de trabalhar pela legenda, a gente desconsidera. Não tem mais lógica essa filiação. A presença tanto de Bira quanto de Roseana é burocracia. Eles já não trabalham com a gente, eles não vão à sede e não participam de nossas decisões”, informou Rosas.

Na verdade o que nutre estas expulsões foram os apoios que alguns socialistas derem ao candidato e oposição Luciano Cartaxo (PT). 


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

BIRA E O PT - UM FUTURO ENLACE?


João Pessoa 19/12/2012
Sabe aquela paquera, que se tornou namoro e agora ganha o tom de noivado com todas as características que realmente vai  se consolidar o matrimonio? É este cenário que vem se montando entre o vereador Bira (PSB) e o PT.

Ainda durante a campanha das eleições deste ano era notória a harmonia entre os militantes do vereador Bira e os militantes que defendiam a candidatura do prefeito diplomado Luciano Cartaxo.

Passada as eleições, depois de tantas investidas do PSB para barrar a candidatura de Bira, agora os “socialistas” querem sua expulsão.  Creio que seja o melhor para Bira,(pois seu tamanho politico hoje não condiz com a realidade exposta pelo PSB), e disso tudo, com certeza ele já sabia, afinal conhece de perto aquele que realmente empunha a batuta do PSB.

E não precisa de cartas de tarô ou bola de cristal para converter em lógica os atuais fatos.
Analisemos, Bira é convidado, e aceita ser o líder da situação na CMJP, mesmo tendo seu atual partido declarado como oposição a Cartaxo. Diferente de outros vereadores e inclusive lideranças petistas, consegue emplacar Joubert Fonseca (pessoa de sua total confiança), como secretário adjunto de Ação Social. Então me respondam, tamanho prestígio credencia num futuro bem próximo o enlace entre Bira e o PT ou não?

Fernando Lopes

LULA FALA EM DISCURSO NO ABC QUE NÃO SERÁ DERROTADO POR VAGABUNDO



João Pessoa 19/12/2012
 Ex-Presidente Lula fala em discurso no ABC  que não será derrotado por ‘vagabundo’

Em discurso na posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, o  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou nesta quarta-feira (13) seus adversários políticos ante aocrescimento das denúncias envolvendo seu governo. O ex-presidente fez um longo discurso diante de metalúrtgicos na entidade onde iniciou sua carreira política, mas evitou dar entrevista.

“Só existe uma  possibilidade de eles me derrotarem. É trabalharem mais do que eu. Mas se ficar um vagabundo, numa sala com ar-condicionado, falando mal de mim, vai perder", disse, sem fazer referência direta a uma pessoa ou situação. A declaração foi feita um dia após ele receber o apoio de oito governadores na sede do Instituto Lula, que prestaram solidariedade ao ex-presidente.

"O que mais machuca os meus adversários é o meu sucesso. Eu às vezes compreendo a mágoa deles. (...) Tem gente que olha na minha cara e pensa que eu sou burro. Eu tenho um pouco de inteligência e consigo compreender o jogo que eles fazem", disse.  

O ex-presidente lembrou que elegeu a presidente Dilma Rousseff e o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, e  prometeu voltar a percorrer o país em 2013 para ajudar o PT a conquistar mais espaço.

"Não se preocupem com os ataques. Há uma razão para isso. Em 2010, quando elegemos a Dilma, a Dilma era um poste. Então, vencemos. Agora, quando apresentamos o Fernando Haddad aqui, era outro poste. Vencemos.  Eu fiquei um ano fora da presidência. Eu tinha uma meta que era deixar a companheira Dilma construir a sua cara de semelhança da presidência, viajei para 36 países no primeiro ano. Depois, em outubro, fiquei um ano debilitado. Se eles não me pegaram quando minha barba não existia, agora que eu estou deixando ela crescer novamente vai ser muito difícil, porque no ano que vem estarei, para alegria de muitos e para tristeza de poucos, voltando a andar por este país."

O ex-presidente também quer reforçar a aliança entre os partidos de esquerda. "Eu vou voltar a andar pelo Brasil porque acho que nós ainda temos muita coisa para fazer pelo Brasil. Nós temos que ajudar cada vez mais a presidenta Dilma a fazer cada vez mais por este país. Nós temos que ganhar ainda muitos governos de estado, muitas prefeituras, temos que ganhar muita coisa. Temos que trabalhar forte para manter a aliança de esquerda neste país: PT, PCdoB, PSB e PDT. Trabalhar com os setores progressistas da sociedade."

Lula citou conquistas na área da educação e habitação para apontar diferença entre sua gestão e a dos antecessores. "Como eles previam o meu fracasso, eu era o próprio Titanic, eles não perceberam a construção que nós fizemos."


ENCONTRO COM GOVERNADORES

Na terça-feira (18), governadores de oito estados reuniram-se com o ex-presidente no Instituto Lula, em São Paulo, para defender o ex-presidente. Eles consideram haver uma tentativa de estender a Lula a investigação sobre o mensalão e se encontraram com o petista para prestar solidaridade.

A reunião contou com os governadores Jaques Wagner (PT-BA), Tião Viana (PT-AC), Camilo Capiberibe (PSB-AP), Cid Gomes (PSB-CE), Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Silval Barbosa (PMDB-MT) , Agnelo Queiroz (PT-DF) e até mesmo o tucano Teotônio Vilela (PSDB-AL).

"Estava entre companheiros, sou amigo pessoal do presidente Lula e o estado de Alagoas é muito grato à postura republicana, solidária e parceira que o presidente teve com o estado em obras de infraestrutura, sociais. Vim como pessoa, como amigo e como governador dar um abraço de solidariedade", disse Vilela. Questionado se sua presença causaria um mal-estar no momento em que a oposição pede que as denúncias sejam investigadas, Vilela disse acreditar que não. "Não sei, creio que não. Independentemente de ideologia, partido político, nós estamos em torno de um tema que venham pacificar, que venham construir."

O governador também disse que Lula não falou sobre mensalão. "Não é uma denúncia de Marcos Valério que vai desmanchar o trabalho que foi feito", afirmou o tucano.  


G1



ESTUPRO COLETIVO EM ÔNIBUS CAUSA COMOÇÃO NA ÍNDIA


João Pessoa, 19/12/2012

Manifestação em Nova Délhi

A vítima foi uma estudante de 23 anos, que está internada em estado grave desde o incidente, no domingo.

Cinco pessoas, incluindo o motorista do ônibus no qual ocorreu o ataque, foram presas. A polícia diz estar procurando ainda mais uma pessoa.

A estudante de medicina e um amigo do sexo masculino que a acompanhava teriam sido atacados também com barras de ferro antes de serem jogados para fora do ônibus.

JATOS DE ÁGUA

Nesta quarta-feira, um grande protesto em Nova Déli pedindo punições fortes contra os estupradores foi dispersado pela polícia com jatos de água após manifestantes tentarem derrubar barreiras de metal em frente à casa da chefe de governo de Nova Déli, Sheila Dikshit.

Em outras partes da cidade, grupos de estudantes universitários montaram barricadas para protestar contra as autoridades.

Em resposta aos protestos, o governo anunciou uma série de medidas para tentar aumentar a segurança para mulheres na cidade.

Na noite de terça-feira, a líder do majoritário Partido do Congresso, Sonia Gandhi, visitou o hospital no qual a estudante atacada está internada.

Ela disse posteriormente que "as medidas mais estritas possíveis" devem ser tomadas para prevenir tais incidentes.

PRESSÃO

O governo vem sofrendo grande pressão de membros da oposição, de estudantes e de grupos ativistas pelos direitos das mulheres, que acusam as autoridades de não fazer o suficiente para combater os crimes contra as mulheres.

Nesta quarta-feira, deputadas do partido opositor Bharatiya Janata (BJP) também realizaram um protesto em frente ao Parlamento, enquanto centenas de ativistas e estudantes gritavam palavras de ordem em frente ao quartel-general da polícia de Nova Déli.

Pressionado pela oposição, o ministro do Interior, Sushil Kumar, fez nesta quarta-feira um pronunciamento sobre o caso pela segunda vez em dois dias.

Shinde disse que haverá mais patrulhas policiais noturnas e que todos os motoristas de ônibus e seus auxiliares serão submetidos a checagens.

Ele também afirmou que ônibus com janelas escurecidas e cortinas - como o veículo onde ocorreu o estupro no domingo - serão confiscados.

Fonte: BBC Brasil

MULHER QUE APANHAR DO MARIDO PODE RECEBER ABONO SALARIAL DO GOVERNO FEDERAL


João Pessoa 19/12/2012


As mulheres que foram vítimas da violência doméstica e que, por essa razão, se separaram de seus cônjuges poderão ter uma ajuda financeira a partir de R$ 622 por 12 meses. Projeto de lei nesse sentido foi aprovado nesta terça-feira (18), em caráter terminativo, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e vai à apreciação da Câmara dos Deputados.

A proposta - Projeto de Lei do Senado (PLS) 109/2012 - cria o Fundo Nacional de Amparo à Mulheres Agredidas (Fnama). Além da ajuda financeira, está previsto também o treinamento profissional das vítimas, geralmente dependentes financeiramente do ex-marido. "O treinamento profissional terá o objetivo de facilitar a recolocação das mulheres no mercado de trabalho", disse o autor do projeto, senador Jayme Campos (DEM-MT).

O texto aprovado pelo Senado prevê que o fundo será constituído por 10% do recolhimento anual de multas penais; doações feitas por pessoas físicas e jurídicas, dedutíveis do Imposto de Renda; contribuições dos governos e organismos estrangeiros e internacionais; resultado de aplicações no mercado financeiro; e outros recursos que lhe sejam destinados.

Pelo projeto, o fundo será administrado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres. Além disso, os contribuintes poderão deduzir as doações ao Fnama do Imposto de Renda devido. Também foi definido que caberá ao Executivo regulamentar o benefício. Segundo Jayme Campos, 28,9% das brasileiras que vivem nas grandes cidades são vítimas de violência doméstica. No restante do país, o percentual cresce para 36,9%.

No seu voto, a relatora da proposta na CAE, senadora Vanessa Grazziotin (PcdoB-AM), disse que o projeto "está voltado para o enfrentamento de um flagelo social brasileiro, que é a violência contra a mulher". O documento destaca também que a ajuda financeira e a capacitação profissional "irão significar não somente uma libertação econômica como também uma oportunidade para a reconstrução de suas vidas".

TSE IMPUGNA ELEIÇÃO DA PREFEITA DE POMBAL


João Pessoa, 19/12/2012


O Tribunal Superior Eleitoral cassou, na noite desta terça-feira (18), o registro de candidatura da prefeita reeleita de Pombal, Polyana Feitosa(PT). O TSE entendeu que a gestora teria o terceiro mandato consecutivo na cidade e Pombal deve ter nova eleição.

O plenário do TSE decidiu por 5 votos a 2 cassar o registro da prefeita de Pombal, Polyana Feitosa (PT). Nas eleições do dia 7 de outubro, Polyana foi eleita prefeita de Pombal com 9.859 votos. A segunda colocada, Mayenne Van (PMDB) obteve 9706 votos.

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba negou por unanimidade o registro de candidatura candidata à Polyana. A Corte decidiu acatar os pedidos de impugnação apresentados pela Coligação “Unidos Para o Bem de Pombal” e pelo Ministério Público Eleitoral, que contestavam o registro da chefe do Executivo.

Polyana é viúva do ex-prefeito da cidade,Jairo Feitosa. Ele faleceu durante o mandato e na eleição seguinte, a prefeita foi eleita prefeita e a sua ultima votação em outubro foi interpretado como um terceiro mandato consecutivo de parentes em primeiro-grau, o que é proibido.

O ministro do TSE, Dias Toffoli, reformulou a decisão do TRE-PB e deferiu o registro de candidatura de Polyana Feitosa no dia 2 de outubro, mas a decisão desta terça anula a candidatura e reeleição da prefeita.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CARTAXO E OS NOVOS SECRETÁRIOS


João Pessoa 18/12/2012

O prefeito diplomado de João Pessoa Luciano Cartaxo (PT) anunciou na manhã desta terça-feira (18) novos nomes que vão compor sua equipe de governo. Rosena Meira fica de fora da secretaria de Saúde e o médico sanitarista Lindemberg Medeiros de Araújo comandará a pasta. Cartaxo também anunciou a criação de duas novas pastas: a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania e a Secretaria Executiva de Acompanhamento Governamental do Município.


Luciano Cartaxo explicou que a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania vai planejar, coordenar e supervisionar as atividades na área de segurança com trabalho focado na prevenção à violência. Já a Secretaria de Acompanhamento Governamental, com funcionamento em Brasília, vai acompanhar os projetos da Prefeitura na Capital Federal. “Vamos assim, poder, com a Secretaria de Segurança dar contribuição maior e efetiva para a segurança complementar em nossa cidade e com a nova Secretaria executiva acompanhar os projetos da Prefeitura em Brasília e poder ampliar os recursos do governo federal em João Pessoa”, disse Luciano.


Ele informou que vereador e perito criminal da Polícia Federal, Geraldo Amorim vai dirigir a nova Secretaria de Segurança Pública e Cidadania. Já o nome do secretário de Acompanhamento Governamental será anunciado posteriormente.


Ele informou também novos nomes de secretários que vão compor seu governo. Para a Secretaria da Saúde foi indicado o médico sanitarista Lindemberg Medeiros de Araújo e o administrador Roberto Wagner Mariz Queiroga vai comandar a Administração.


A secretaria de Turismo fica sob a gestão do empresário Roberto Lucena Ramalho Brunet (atual secretário) e a política de Habitação Social ficará sob a responsabilidade de Maria do Socorro Gadelha Campos, atual Diretora de Integração, Avaliação e Controle Técnico do Ministério das Cidades.


Luciano Cartaxo anunciou ainda os nomes para a Secretaria de Políticas Públicas das Mulheres, a historiadora e enfermeira sanitarista Maria do Socorro Borges Barbosa. Na Secretaria do Meio Ambiente o nome foi o do analista ambiental do IBAMA, Edilton Rodrigues Nóbrega. A secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política será comandada pelo advogado Rodrigo Soares, presidente estadual do PT. O Secretário adjunto da Comunicação será o publicitário Rafael Samways e o da Secretaria do Desenvolvimento Social continua sendo o sociólogo Joubert Fonseca.


Já o Secretário Executivo do Orçamento Participativo será o gestor Hildevânio Macedo. A secretaria da Juventude, Esportes e Recreação será dirigida pelo administrador Sérgio Meira e secretário adjunto será o especialista técnico em esportes, Oscar Moura Diniz Jr. O Procon Municipal ficará sob a responsabilidade da advogada Nadja Palitot e a Secretaria de Ciência e Tecnologia será administrada pela jornalista Marly Lúcio.


O prefeito diplomado avaliou que são todos nomes com capacidade técnica e conhecimento reconhecido, critério que tem balizado todas as escolhas para o seu governo. “Com o anúncio destes nomes estamos avançando na composição da equipe, sempre com tranquilidade e o zelo que temos com essa proposta para fazer o melhor para João Pessoa”, completou Luciano Cartaxo.


Veja o perfil dos novos Secretários e Secretárias



Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania – Geraldo Amorim. É graduado em Saúde Pública e Prevenção às Drogas pela Universidade Federal de São Paulo e Bacharel em Filosofia. Vereador em João Pessoa por dois mandatos consecutivos (2005-2012) e Farmacêutico Clínico, foi Secretário Adjunto de Segurança do Estado da Paraíba, sendo aposentado como perito criminal da Polícia Federal.



Secretaria da Saúde - Lindemberg Medeiros de Araújo - Médico sanitarista. Mestre em Ciências Sociais (Trabalho e Saúde-Doença). Doutor em Educação (Prática/Práxis Médica). Professor Adjunto da UFPB onde é Chefe do Departamento de Nutrição (DN/CCS/UFPB) e Coordenador Geral do Programa Escola Zé Peão (UFPB/SINTRICOM). Possui larga experiência na gestão pública de saúde tanto a nível local/estadual, quanto a nível nacional, já tendo assumido cargos como: Coordenador Geral de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) no período de 1996-2001. Foi Tutor do Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde - PITS/MS/MEC/MCT (2001-2003), Coordenador Geral de Gestão da Informação do DATASUS/Ministério da Saúde (2004) e Coordenador Geral de Apoio a Implementação de Políticas de Saúde do Departamento de Apoio à Descentralização do Ministério da Saúde – DAD/SE/MS (2005).



Secretaria de Administração – Roberto Wagner Mariz Queiroga é graduado em Administração, com Pós-Graduação (MBA) pela Universidade de São Paulo. Funcionário de carreira do Banco do Brasil há 35 anos, sendo Gerente de Mercado nas Superintendências na Paraíba e na Bahia.



Secretaria de Turismo – Roberto Lucena Ramalho Brunet é o atual secretário de Turismo de João Pessoa. Empresário atuando na atividade do turismo há mais de 20 anos, foi Presidente do Fórum dos Municípios do Litoral Paraibano – PB, no período de 2010/2011. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de agencias de viagens da Paraíba (ABAV)



Secretaria de Habitação Social – Maria do Socorro Gadelha Campos atualmente é Diretora de Integração, Avaliação e Controle Técnico do Ministério das Cidades. Foi Presidente da Companhia Estadual de Habitação (CEHAP) e Secretária de Habitação do Município de João Pessoa. Desenvolveu sua carreira profissional na Caixa Econômica Federal, onde cuidou de programas de habitação popular.



Secretaria Executiva do Orçamento Participativo – Hildevânio de Souza Macedo graduado em Gestão Pública. Foi Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDURB) em 2007, assumindo posteriormente a titularidade, onde permaneceu até dezembro de 2009. Desde então, exerce suas atividades profissionais como Coordenador de Projetos da Ong Internacional Concern Universal Brasil. Foi presidente do PT de João Pessoa no período de 2005-2007.



Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres – Maria do Socorro Borges Barbosa é historiadora, enfermeira sanitarista e mestre em Educação Popular pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Feminista, assessora dos movimentos de Mulheres, LGBT e Aids. Coordenadora da ONG Amazona atua no Setor de Estudos e Assessoria a Movimentos Populares do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da UFPB.



Secretaria do Meio Ambiente – Edilton Rodrigues Nóbrega tem Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduado em Tecnologia da Construção Civil pela Universidade Federal do Acre, atualmente é Analista Ambiental, sendo Autoridade Julgadora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Foi Secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado da Paraíba no período de 2007-2009.



Secretaria de Ciência e Tecnologia - Marly Lúcio é jornalista, formada pela UFPB, especialista em Redação Jornalística e atualmente cursa MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Responde atualmente pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa. Foi Diretora de Jornalismo do Governo do Estado da Paraíba, além de repórter e editora de Política do jornal Correio da Paraíba.



Secretaria de Gestão Governamental de Articulação Política – Rodrigues Soares é advogado formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde desenvolve Mestrado em Direito Econômico. Foi deputado estadual pelo PT, por dois mandatos. Atualmente é presidente estadual do PT.



Secretaria de Juventude, Esportes e Recreação – Sérgio de Morais Meira é formado em administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal (CEF) é presidente da Associação de Pessoal da CEF e especialista em Marketing e Gestão de Pessoas, sendo vice-presidente administrativo do Botafogo da Paraíba.



Secretaria Adjunta de Juventude, Esportes e Recreação – Oscar Moura Diniz Jr. É formado em Educação Física e servidor de carreira da Prefeitura de João Pessoa. Foi Fundador do Conselho de Educação Física da PB.



Secretaria Adjunta de Comunicação - Rafael Samways é publicitário especialista em Comunicação Empresarial pela PUC-PR. Desempenhou funções de Diretor de Planejamento e Mídia nas principais agências de publicidade da Paraíba. Recebeu prêmios como Criatividade (TV Cabo Branco) , Chapéu de Ouro (TV Correio) e outros a nível nacional. Criou e presidiu o Grupo de Mídia da Paraíba entre os anos de 2004 e 2005. Hoje desempenha a função de Diretor de Marketing da PMJP (SECOM) e é professor especialista em cursos de pós-graduação.



Procon Municipal - Nadja Diógenes Palitot y Palitot é advogada e jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Direito Criminal, com Mestrado em Psicologia Social. Foi presidente da Comissão Estadual de Direitos Humanos da OAB-PB, Vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB; membro do Conselho Federal da OAB; Vice-presidente da OAB-PB entre 1995 e 1997. Também foi vereadora de João Pessoa e deputada estadual.



Secretaria Adjunta do Desenvolvimento Social – Joubert Fonseca. Sociólogo formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescentes e líder com Conselho Nacional da Juventude. Atualmente é secretário adjunto da Secretaria. 

FONTE: DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA

BIRA, SANDRA E O PSB – ANÁLISE POPULAR


João Pessoa 18/12/2012

Se a voz do povo é a voz de Deus, a novela Bira, Sandra e o PSB, tem estimulado o pensamento divino nos bate-papos de botequins, ônibus e calçadas.  Aqui vai alguns trechos colhidos dessas conversas informais do sábio povo.

- “O Bira é esperto, jovem e inteligente. O PSB não tem espaço pra ele, pois é uma ameaça ao todo poderoso. Por isso, querem caçar o rapaz”

- “Sandra Marrocos tem que fazer é isso mesmo (em relação a votar pela expulsão de Bira), não foi reeleita, tem que bajular o governador pra ver se ganha alguma coisa”.

- “Rapaz, Bira incomoda muita gente no PSB. O cara é preparado e seu brilho tem incomodado outros que querem aparecer. E também, seu nível não permite ser capacho.”

- “Meu amigo, Ricardo vai acabar com o PSB”

- “Zé, tu viu que Sandra Marrocos quer expulsar Bira?” – “Quem é essa?”

CARTAXO CONCLUI AMANHÃ SUA EQUIPE DE GOVERNO


João Pessoa 18/12/2012

O prefeito diplomado de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), deve anunciar amanhã outros nomes que vão integrar a equipe de auxiliares da administração municipal. Ele disse ontem que continua dialogando com os representantes dos partidos aliados para fechar a composição do secretariado, juntamente com o processo de transição administrativa que está previsto para ser concluído na sexta-feira.


De acordo com Cartaxo faltam ainda ser definidos pelo menos 20 nomes, entre titulares, adjuntos e dirigentes de órgãos. No entanto, conforme revelou, a escolha está sendo feita de forma criteriosa e equilibrada.


“Não há dificuldades para definição da equipe. Mas estamos analisando os nomes com muito zelo, cautela e com bastante equilíbrio. Estamos dialogando muito, ouvido os partidos para finalizar esse processo da melhor forma”, afirmou.


Cartaxo disse ainda que os critérios que estão sendo levados em consideração para escolha dos futuros auxiliares são competência, experiência política e administrativa, compromisso e disposição em trabalhar pela cidade.


“Não termos secretarias isoladas, o Governo será um só. Todos terão que trabalhar de forma conjunta, com minha supervisão. Não teremos secretarias trabalhando isoladamente”, adiantou.


Além da definição da equipe de auxiliares de primeiro e segundo escalões, o futuro prefeito pretende finalizar até a próxima sexta-feira o processo de transição administrativa, com a apresentação dos relatórios e as ações definidas para os primeiros meses de Governo.


“Já temos uma série de ações definidas em todas as áreas, com um calendário de atividades. Vamos iniciar o mês de janeiro com muito trabalho para que não haja problemas, nem paralisações de serviços em áreas essenciais, como a da saúde, educação, limpeza urbana, defesa civil e outros”, comentou.


Cartaxo destacou que dentre as atividades que serão executadas a partir de janeiro pela futura gestão estar o projeto “João Pessoa – Extremo cultural – Onde o som toca primeiro”, que prevê a realização de 17 shows com artistas locais e nacionais, no Busto de Tamandaré e no Ponto de Cem Réis.


O petista destacou também, atividades pontuais em todas as áreas, especialmente na Defesa Civil, que conforme adiantou fará um trabalho preventivo para amenizar os efeitos das chuvas, além do calendário de obras que serão inauguradas, retomadas, concluídas e iniciadas em 2013.


“A programação que vamos executar nos primeiros dias da futura gestão é fruto de muito diálogo e interação entre as equipes de transição do governo atual e do futuro governo, para que tudo transcorra dentro das normalidades e que não ocorra dissolução de continuidade nas ações da administração municipal, principalmente na prestação dos serviços essenciais”, declarou.


NOMES DEFINIDOS


Até agora já foram definidos 19 nomes da equipe de auxiliares do futuro prefeito, em dois anúncios. O primeiro ocorreu no dia da diplomação, quando foram anunciados 12 nomes. O último na sexta-feira passada.


Cartaxo afirmou que deve concluir a definição da equipe até o final da semana. Segundo ele, a expectativa é que na próxima semana, quando do recesso para as comemorações de Natal já esteja com tudo fechado.


O prefeito ressaltou que os nomes divulgados até agora têm um perfil eminentemente técnico e que estão respaldados em suas competências e especialidades, tendo condições de desempenhar plenamente o papel de secretários ou de integrante da administração municipal

Fonte: Correio da Paraíba

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

OS CANHÕES MIDIÁTICOS CONTRA LULA



Por Dario Pignotti, do jornal argentino Página/12, no sítio Carta Maior

Últimas notícias, extra, extra! “Lula viaja para a Europa, fugindo das denúncias de corrupção que o têm preocupado”; “Revelações do empresário Marcos Valério confirmam a vinculação de Lula com o mensalão”; “Golpeado pelas denúncias, o ex-presidente ameaça  voltar a ser candidato”; “Lula ataca a imprensa”.

As manchetes acima são dos canais de televisão, sites da internet e alguns jornais brasileiros, nos últimos quinze dias.

Como se sabe, noticiar não é informar: a narração dos dias que correm, especialmente aquela divulgada em tempo real, busca, por definição, impactar o telespectador, mesmo que o preço a pagar seja mutilar os fatos e escamotear dados indispensáveis para que o público saiba o que está ocorrendo.

Contar de maneira anômala os acontecimentos é característico do espetáculo midiático global, nem sempre responde a motivações ideológicas. O que o distingue, no caso brasileiro, é a deformação seletiva sobre praticamente tudo o que diz respeito a Lula. O ex governante e líder do Partido dos Trabalhadores (PT) é um personagem crucial no panorama político do país e o dirigente brasileiro de maior estatura mundial – sua influência externa só se equipara à de Dilma Rousseff – e aquilo que se conta/inventa sobre ele, aqui em Brasília, às vezes sofre uma segunda distorção, ao chegar aos jornais de Washington, Buenos Aires ou Madri.

Tomemos alguns exemplos: “Revelações do empresário Marcos Valério confirmam a vinculação de Lula com o Mensalão”, foi uma das notícias na imprensa brasileira na semana que passou. Não é adequado chamar Marcos Valério de “empresário”; ele é na verdade um lobista que operou com o Partido dos Trabalhadores e que acaba de receber uma condenação no valor de 40 anos de prisão, por sua participação no mensalão, aquele escândalo de desvio de dinheiro público e outras irregularidades, ocorrido durante os primeiros anos da gestão de Lula (2003-2010).

Além disso, em que pese a imprensa local não ter dado por certo, as declarações de Valério ao Ministério Público estão longe de ser críveis, sendo a versão apresentada por um “corrupto” condenado na justiça, que busca atenuar sua pena por meio da “delação premiada”.

Também é inexato mencionar “revelações” aquilo que Valério disse, porque até o momento não se tem conhecimento de nenhum documento que apoie a sua versão, sem esquecer que nos corredores do Congresso, Valério se tornou conhecido como um personagem habituado a lançar bravatas vazias.

Nos últimos dias ficou demonstrado que as aberrações publicadas no Brasil agravam-se mais uma vez quando chegam ao noticiário internacional. Alguns veículos, além de terem dado por verdadeiro o que Valério afirmou, chegaram a citá-lo como o “sócio” de Lula, algo majestosamente falso.

Outro exemplo do oceano que separa os fatos de sua versão televisiva foi a notícia de que o ex mandatário viajou repentinamente para a Europa “escapando das denúncias de corrupção que o têm preocupado”.

Segundo informações obtidas por este correspondente em novembro, a viagem para a França e a Espanha não se montou com o objetivo de salvar a pele de Lula, já que tinha sido planejada com antecipação o suficiente para incluir um evento em Paris, realizado na quinta-feira passada, onde estiveram Dilma Rousseff e seu colega francês François Hollande. E até o cidadão menos informado sabe que a agenda dos chefes de estado não é um “arranjo” de última hora.

Numa bem documentada reportagem publicada pela revista Carta Capital, uma das poucas que denuncia os atropelos da Rede Globo, reportou-se que grandes veículos e grupos empresariais financiam uma fundação destinada a recompor o ideário conservador, a ensinar que só há democracia quando impera o livre mercado, enquanto estimula o ressentimento anti-PT e anti-Lula, como expoentes do populismo, do estatismo e da corrupção.

Mesas redondas e seminários organizados por essa entidade sustentada por empresas jornalísticas têm como tema recorrente o atual processo que se encerra no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a antiga cúpula do PT, do Mensalão, o suposto pagamento de subornos e desvio de dinheiro público que comoveu o país em 2005 e pôs em risco a gestão de Lula.

Essas vozes predominantes da imprensa elogiam a intransigência do STF no julgamento dos petistas responsáveis pelo Mensalão, sem mencionar que o mesmo tribunal inocentou o folclórico ex presidente Fernando Collor de Mello, por falta de provas (ele havia renunciado ao cargo para escapar de um impeachment) e que há dois anos ratificou a Lei de Anistia herdada da ditadura, desafiando a Corte Interamericana de Direitos Humanos que reclamou a sua derrogação.

A campanha eleitoral para a presidência, em 2014, está em curso e o bloco conservador sabe que a Justiça ou, para ser mais preciso, o STF, é um aliado indispensável para dissimular o déficit político resultado da fratura do Partido da Socialdemocracia brasileira (PSDB), a maior força de centro-direita, onde ainda não surgiu nenhum dirigente capaz de herdar a liderança do octogenário Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente que encarna o antilulismo puro sangue.

Lula é um bicho político tão popular como astuto e, ao falar em Paris durante o seminário aberto por Dilma Rousseff e Hollande, insinuou que pode voltar a ser candidato a presidente dentro de dois anos. Fez a afirmação de forma meio sinuosa, mas suficientemente clara, como que para que os executivos e donos de poder entendam a mensagem. E tremam.

Ele também falou da forma assimétrica com que as empresas de informação divulgam as notícias sobre casos de corrupção. “Quando um político é denunciado, sua cara sai na imprensa pela manhã, à tarde e à noite. Mas vocês já viram algum banqueiro corrupto no jornal? Sabem porque não o viram? Porque ele paga as propagandas dos jornais”, comentou Lula.

No dia seguinte a Rede Globo reportou que Lula tinha renovado os seus “ataques” à imprensa livre.
* Tradução de Katarina Peixoto